Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns segundos...

Painel H&C
Revista H&C - Edição 110

Embalagem e inovação

TERÇA-FEIRA, 23 DE OUTUBRO DE 2018

Criar uma embalagem que seja disruptiva é a chave do sucesso para a grande maioria das marcas de produtos nos mais va­riados segmentos que nosso setor abrange. Todos realmente desejam acertar o mercado alvo, querem ser rápidos, almejamos menores custos e investimentos possíveis e assim ter o retorno financeiro esperado.

Mas nessa era da velocidade da informação e da coleta e gerencia­mento de dados, não escaparemos de usar a inovação e conseguir reinventar processos existentes e inventar novos a cada momento. Isto para continuar trazendo no­vidades na criação de embalagens para produtos cosméticos que atendam o que espera o consumi­dor e que tragam o encantamento que tanto se busca.

Inovação é quando conseguimos explorar e aplicar novas ideias com sucesso. Seja através de implemen­tação de novos materiais ou de novas formas de uso pelo consumi­dor, ou ainda otimizações relevan­tes na indústria e em sua cadeia de suprimentos. Tudo isso feito com a aceitação do consumidor. Então inovar é também arriscar.

O risco a ser tomado em cada nova embalagem de produto cosmético deve sempre considerar que um produto ruim em uma boa emba­lagem nunca terá sucesso e que um bom produto em uma embala­gem razoável talvez sobreviva. En­tretanto, o resultado de um produ­to magnífico em uma embalagem dos sonhos é que é o objetivo bus­cado pelos fabricantes e esperado pelos consumidores.

Para fazer mesmo a diferença, a inovação em uma embalagem cosmética deve ser algo que ainda nenhuma é, trazendo à tona emo­ções e sentimentos que nenhuma outra ainda tenha trazido e en­tregar o valor ao consumidor que todas as outras embalagens gosta­riam de entregar.

Não é incomum que por vezes se confunda a inovação e seus pro­cessos com melhoria contínua e os processos por ela responsáveis. Na verdade é o impacto significativo que diferencia a inovação da me­lhoria contínua, e essa por sua vez, normalmente se diferencia através do aprimoramento de vantagens competitivas nas embalagens que podem ser sentidas pelo mercado em médio e longo prazo.

No que diz respeito às embalagens, a inovaçao pode vir tanto através do produto em si quanto de seu processo de fabricação ou utiliza­ção. A inovação em produtos pode ser medida pelo sucesso na percep­ção: os consumidores percebem positivamente seus atributos.

Um exemplo seria um frasco in­teligente que de alguma maneira mostrasse ao consumidor, com confiabilidade, qualquer alteração na fórmula do produto, elevando assim o índice de segurança.

Quando se fala no objetivo focal da inovação em embalagens, mais especificamente dos processos, ela incentiva e gera as mudanças nes­te processo de produção, trazendo ganhos de produtividade, redução de custos, benefícios e melhorias. Isto sem gerar impactos no pro­dutos final, como se um perfume, sucesso de vendas e que tenha sua produção manual, começasse a ser envasado automaticamente com o auxílio de robôs.

Na maioria dos casos, a inovação de produto é percebida e valoriza­da pelo consumidor, enquanto a inovação de processo é mais senti­da e aproveitada pela indústria.

A inovação na embalagem é ala­vancada através das tendências mercadológicas e pela crescente tecnologia. As inovações em pro­cessos de embalagem tem seus impulsionadores em ciclos tecno­lógicos mais lentos e para certos materiais, ideias para reduções de custo e melhorias operacionais. Também formatos de embala­gens mais padronizados e com matérias-primas mais disponíveis, como por exemplo os termopolí­meros comoditizados.

Quanto mais se conhecer o con­sumidor e o ciclo de vida das em­balagens de produtos cosméticos e as prováveis interações entre esses dois agentes, mais à vonta­de estará para adquirir o produto final e se encantar com a entrega superior que uma embalagem di­ferenciada pode trazer.

 

Mais sobre esta Edição
Parceiros H&C
  • ABC
  • Abipla
  • Abre
  • ABT
  • Anvisa
  • FCE Cosmetique
  • FtechSM
  • iCosmetologia
  • AACD
Rua Rio da Prata, 164 - Brooklin - São Paulo - SP - Brasil - CEP: 04571-210

Ftech Soluções em Internet