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Painel H&C
Revista H&C - Edição 109

FCE Cosmetique - Edição histórica

QUINTA-FEIRA, 30 DE AGOSTO DE 2018

A FCE Cosmetique 2018, realizada em São Pau­lo de 22 a 24 de maio, foi um sucesso. Segundo Diego de Carvalho, diretor da Nürnberg­Messe Brasil, o evento bateu o nú­mero de visitantes do ano passado já no segundo dia de evento. Dos visitantes pré-inscritos, 69% foram decision makers, que tomam de­cisões, e 32% ocupam cargos de liderança. Nessa edição, 60% dos visitantes vieram de grandes em­presas, algo próximo ao registra­dos na edição anterior. O grande destaque, segundo o executivo da organizadora, foi o clube de rela­cionamento, oferecido pelo segun­do ano consecutivo.

Chamado por Hospitality Class, o espaço recebeu um público espe­cial, selecionado, que pode apro­veitar três principais pilares de benefícios: serviço de inteligência, conteúdo e experiência. Dos 869 convidados, 482 responderam para participar. Cerca de 100 marcaram presença nos eventos de conteúdo e um grupo ainda menor partici­pou de uma atividade promovida junto com o restaurante D.O.M., do chef Alex Atala, para promover sinergia e vivência diferenciada. “O objetivo principal nesta atividade foi proporcionar uma experiência para que os participantes pudes­sem pensar fora da caixa e enxer­gar o mercado de fora da indústria em que atuam”, diz Carvalho.

A FCE Cosmetique 2018 contou com cerca de 220 expositores e 570 marcas. A feira já tem um alto índice de satisfação – expositor, 82%, e visitante, 97%, números de 2017 – e tem potencial para melhorar ainda mais esses nú­meros. “Somos a única feira que cobre toda a cadeia produtiva da indústria de cosméticos, isso for­talece o nosso valor, além da alta qualidade do nosso público”, con­clui o executivo.

Edição histórica – Durante os três dias de evento, a FCE Cosmetique e FCE Pharma receberam 16.224 visitantes. Juntas, as feiras apre­sentaram lançamentos de 1.100 marcas, em um espaço de mais de 40.000 metros quadrados de exposição. “Essa foi a maior FCE Pharma de todos os tempos, evidenciando a importância do evento para o mercado”, afirma o presidente da NürnbergMesse Brasil, João Paulo Picolo. “Já a FCE Cosmetique, 20% maior este ano, trouxe um público ainda mais qua­lificado para o pavilhão, que pode entrar em contato com as princi­pais fornecedoras globais de ma­térias-primas para cosméticos.”

A DSM foi uma delas. Segundo Luis Julian, da área técnica da em­presa, um dos protagonistas da fornecedora nessa edição da feira foi o Bel-Even, um ingrediente que inibe a enzima 11β-HSD1 (Hydro­xysteroid 11-Beta Dehydrogenase 1) e com isso reduz os níveis de cortisol, o chamado hormônio do estresse. Como resultado, obtém­-se uma redução dos efeitos ne­gativos do cortisol na pele – como menos formação de rugas e dimi­nuição das já formadas.

A empresa também apresentou estudos de microbioma, cujo objetivo principal é buscar manter o equilíbrio da pele. A cientista da DSM Eliane Wandeler, baseada na Suíça, explicou que as regiões do rosto possuem populações diferentes de bactérias, vírus e fungos. “Com esses estudos, procuramos desenvolver ativos que não eliminem bactérias, mantendo as consideradas ‘boas’, mas que atuem contra as consequências que as ‘más’ possam trazer à pele”, afirma.

Inovador e sustentável – Inovação também foi destaque da Stepan. A empresa apresentou a tecnologia de líquidos estruturados, que des­carta polímeros acrílicos e gomas. Segundo Bianca Cava, de vendas técnicas da empresa, entre os be­nefícios oferecidos estão melhora da espumação e facilidade para criar formulações ‘verdes’. Para demonstrar as possibilidades de formulação com essa tecnologia, a empresa disponibilizou em seu espaço pelo menos três produtos: cream shower, um sabonete líqui­do com aspecto de creme, cujo be­nefício é a espumação; uma man­teiga para hidratação, com muito óleo, na qual a matéria-prima auxi­lia na estabilidade da formulação; e esfoliantes com microesferas, item no qual a tecnologia ajuda a suspendê-las.

Na Brenntag, os holofotes miraram a Pongamia Butter, um ingrediente da BioSynthis que oferece prote­ção natural sustentável. A man­teiga extraída da semente dessa planta originária da Índia (Ponga­mia glabra) exibe o mesmo poder de absorção de UV que os filtros UV químicos com valores SPF com­preendidos entre 30 e 50. Segun­do Sergio Costa, da BioSynthis, op­tar por essa matéria-prima vai ao encontro de tendências apontam o uso de menos filtros químicos como forma de proteção e preser­vação do meio ambiente.

Lançamentos e parcerias – A Merk marcou presença na FCE Cosmetique e destacou lançamen­tos para o segmento de maquia­gens. Um deles é o Ronastar Flam­ming Lights. Com efeito metálico, de cor intensa e sensorial extrema­mente agradável, esse produto traz uma tecnologia que está aliada ao substrato de alumina do Golden Lights. “Segundo pesquisas que re­alizamos com consumidores, esse produto proporciona um sensorial mais agradável e efeito metálico diferenciado”, afirma Leonardo Lima, da área de marketing.

Já quantiQ apresentou parcerias com duas novas representadas: HT Nutri, que produz ingredientes derivados do arroz de alta perfor­mance, e a Ingredion, empresa já parceira no segmento de pharma e que comercializa ativos modifica­dores sensoriais a partir de maté­ria-prima da tecnologia bio-based. Esse movimento segue em linha com a tendência e demanda cres­cente do mercado de adquirir pro­dutos mais naturais e sustentáveis.

“Nesta edição, conseguimos unir as soluções quantiQ de três seg­mentos estratégicos para a em­presa: Aromas & Fragrâncias, Cos­méticos e Pharma. Mais uma vez, estreitamos relacionamento com nossos clientes e compartilhamos os lançamentos e o portfólio de soluções como um todo”, afirma Regina Oliveira, gerente.

A MCassab também apresentou novos aliados. A empresa aprovei­tou a FCE Cosmetique para apre­sentar como parceiros a Elkem e a SNF, na área de personal care, e o Grupo Centroflora, na área de farma. “Há mais de cinco anos, fizemos uma revisão em nosso portfólio e buscamos parceiros que fossem capazes de agregar especialidades às nossas formu­lações. Ao escolhermos a Elkem, incluiremos os silicones ao nosso portfólio e, com a SNF, polímeros solúveis em água. Inclusive, para esta última, seremos seu distri­buidor exclusivo no país”, conta Gláucia Abraços, gerente comer­cial da MCassab.

A MCassb ressalta que a feira tam­bém foi uma oportunidade para a empresa comemorar as suas nove décadas de existência junto com as demais parceiras – Oxiteno, Solvay Rhodia, Miyoshi, Covestro, Gatte­fossé, Kahlwax e Contipro – e com seus principais públicos.

Certificação e conceito – A em­presa Chemspecs, que tem seu ne­gócio 70% baseado na distribuição de produtos Basf, levou à feira uma vasta gama de formulações para as mais diversas aplicações. Um destaque, de acordo com Beatriz Godoy, gerente de marketing, foi a apresentação de uma loção corpo­ral que se enquadra na certificação Cosmos (Cosmetic Organic Stan­dard), um padrão privado mundial que segue princípios como incen­tivar o uso de ingredientes de cul­tivos orgânicos, usar processos de produção e fabricação que são am­bientalmente adequados e seguros para a saúde humana e incluir e expandir o conceito de ‘produtos químicos verdes’.

Uma estratégia usada por muitas empresas na FCE Cosmetique é apresentação de ingredientes do portfólio e lançamentos de acor­do com um conceito criado para a edição do ano. Assim, a expositora mostra possibilidades de produtos que podem ser criados com uso das matérias-primas que comer­cializa, sejam próprias ou de suas representadas. A Cosmotec ilustra bem isso. Neste ano, a empresa le­vou ao evento os conceitos +Felici­dade, +Experiência e +Consciência. E contou ainda com especialistas técnicos de suas representadas Ele­mentis, Momentive e Rahn para ex­plicares mais detalhes dos produtos aos visitantes e clientes.

Para pele, a empresa apresentou com destaque uma formulação com estrutura aquosa e sensorial extremamente leve, com esferas com cor de base que rompem com a fricção na pele durante a aplicação. O item confere efeito mate e disfarce de imperfeições, além de promover hidratação e uniformização no tom da pele. Para a cabeça, a novidade foi uma gelatina capilar, que promete tor­nar o momento de transformação da cor dos fios mais emocionante. Essa gelatina foi desenvolvida na cor do ano de 2018, eleita pela

Pantone, Ultra Violet. O produto tem uma textura divertida e inu­sitada. Tonaliza os fios de cabelo sem ressecá-los, além de conferir condicionamento e hidratação.

Homens a máscara premium – No espaço da Chemyunion, o vi­sitante pode criar um cosmético para a pele personalizado. Depois de passar por uma avaliação digi­tal da pele ou cabelo, com auxílio de um equipamento no próprio local, o pessoal da empresa usou ativos e ingredientes apresenta­dos nesta edição para compor o presente. Uma das novidades principais demonstradas no even­to foi 4MAN, uma solução natu­ral e multifuncional com quatro efeitos em um único ingrediente ativo, capaz de tratar a pele com oleosidade excessiva, reduzir os sinais de envelhecimento, promo­ver hidratação além de oferecer propriedades suavizantes.

 

 

A empresa ainda apresentou He­beatolCG, ingrediente funcional que atua como agente antimicro­biano de amplo espectro, propor­cionando aos formuladores maio­res chances de diversificação em termos de preservação do produto, ideal para águas micelares, lenços umedecidos e máscaras para cílios, e Powderfeel WR, criado para fa­cilitar a formulação de múltiplas texturas, do fluido à manteiga, em processo a frio. Esse ingrediente inovador é um emulsificante O/A baseado na tecnologia de emul­são por Pickering, que suporta o desenvolvimento a frio com alta eficiência de estabilização, além de reduzir o impacto ambiental e os custos de processamento, per­mitindo o desenvolvimento de fór­mulas minimalistas.

No estande da Garden Química, entre as novidades apresentadas pela empresa, estava Águas de Garden, uma linha composta por bioativos naturais e orgânicos ex­traídos do processo de destilação na produção de óleos essenciais. Ricos em vitaminas e sais minerais que preservam todas as proprie­dades das plantas, flores e frutos. Kelly Lira, do laboratório da em­presa, explica que esses produtos podem substituir parcial ou total­mente a água da formulação. Por serem orgânicos e naturais, pos­suem propriedades terapêuticas e aromáticas características. São indicados para itens de cuidados corporais, faciais e capilares, como essências fluidas, banhos aromáti­cos, escalda-pés e máscaras de be­leza e estética.

Máscara multibenefício foi o que destacou a Dragon nessa edição da FCE Cosmetique. A empresa apresentou a novidade da Zobele. Fabricada na França, essa máscara, pronta para usar, possui quatro ati­vos diferentes para cada região do rosto. Segundo Angelo Betti, dire­tor da Zobele, o principal benefício do produto é a redução de rugas. O item é vendido na Europa des­de o segundo semestre de 2017 e aqui no Brasil, além de ter sido exposto na feira, está sendo apre­sentado a parceiros por meio de reuniões menores. Essa novidade está alinhada ao conceito da Dra­gon, que é trabalhar com produtos que agregam valor, tragam dife­renciação e inovação para romper conceitos no mercado.

 

Realidade aumentada – As tecnologias cosméticas também podem se unir às tecnologias de outras áreas, como a realidade aumentada. Esse foi o conceito apresentado pela Wheaton. A empresa mostrou aos visitantes as suas novidades em embala­gens, incluindo frascos premium voltadas às pequenas empresas, e como a realidade aumentada pode contribuir para levar mais informações aos consumidores. A tecnologia pode ampliar a função do rótulo e da embalagem, am­pliando o leque de informações para o consumidor, no ponto de venda. Como já acontece no mercado de vinhos e também em perfumarias, por meio de aplica­tivos que ampliam a experiência do comprador.

A empresa também comparti­lhou otimismo com relação ao mercado, que esteve presente em toda a feira, por onde nossa reportagem passou. “Já tivemos um natal mais forte em 2017 e começamos 2018 mais fortes”, disse Renato Massaro, diretor co­mercial da Wheaton. Mais um si­nal de que a recuperação do setor está acontecendo.

 

 

 

 

 

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