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Painel H&C
Revista H&C - Edição 108

Tradição e inovação presentes no segmento

SEXTA-FEIRA, 8 DE JUNHO DE 2018

O que aumenta são as opções para o consumidore a competitividade das fabricantes.

Eficiência, praticidade e fra­grância continuam sendo os principais pontos para conquistar consumidores no seg­mento de limpadores de pisos e su­perfícies. Pelo menos é o que apon­tam fabricantes que atuam nesse mercado – cujo desempenho está sustentado em otimismo e diversas iniciativas de movimentação.

A Colgate-Palmolive ilustra esse sentimento e proatividade. A em­presa é dona da marca Ajax, uma das maiores no segmento de lim­padores de grandes superfícies, de acordo com Cintia Arruda, geren­te de marketing da companhia. A marca é basicamente dividida em dois subsegmentos: a linha Fresh, ‘específica para a limpeza pesa­da’, e as linhas de perfumados Festa das Flores e Limpeza Pura, ‘que combinam eficiência em lim­peza com perfumes que encan­tam os consumidores e duram por até 24 horas’.

Neste ano, a novidade da marca é a linha Fusão Perfeita. “Com duas versões de aromas inovadores, que buscam oferecer o que há de mais atual no segmento de cuidados com o lar: Frutas Vermelhas & Menta Sel­vagem e Amora & Ervas Frescas.”

Em julho de 2017, a empresa ha­via lançado a linha de multiusos Ajax Limpeza Pura, com os novos aromas Menta & Orquídea e Flor de Cerejeira & Chá Verde. Segun­do a executiva, os itens dessa co­leção unem performance, perfu­me e praticidade. “Perfeitos para todos os tipos de superfície, tais como: fórmicas, pias, bancadas, pedras e até mesmo móveis e su­perfícies de madeira, combinando a eficiência da limpeza com fra­grâncias especiais que duram até 24 horas”, reforça Cintia.

Mercado atrativo – O segmen­to de limpadores atrai a multina­cional norte-americana no Brasil, tanto que a inovação faz parte da rotina da empresa nesse seg­mento. “Apresentamos também o novo Pinho Sol Limpeza Pesada, que busca atender à necessidade dos consumidores de usar produ­tos práticos, Pinho Sol é a marca líder em desinfetantes e agora en­tra no segmento de limpadores, buscando oferecer um produto completo, com cinco vezes mais poder de limpeza para quem bus­ca uma limpeza pesada e eficien­te”, diz Cintia.

A categoria de limpeza atualmen­te representa de 5% a 6% do vo­lume de uma loja, conta a geren­te, “levando em consideração que a categoria é de rotina”. “As três marcas de cuidado com a casa da Colgate-Palmolive, Ajax, Pinho Sol e Ola, cresceram tanto em va­lor quanto em volume no último ano, o que é uma vitória em um cenário bastante competitivo e desafiador”, afirma.

Para 2018, a fabricante espera continuar em ritmo de cresci­mento e expandir suas marcas. “Em um mercado aquecido, cada vez mais competitivo e com no­vos players, nos desafiamos a ter constantes inovações, que sejam relevantes e atendam diretamente às necessidades dos consumido­res”, completa.

Disruptivos – Produtos disruptivos também são possíveis no segmento de limpadores, mas dependem das características do mercado. “Em mercados mais desenvolvidos, te­mos opções ‘single’ com uma dose concentrada para um único uso”, exemplifica Cintia. A gerente cita também a existência dos formatos em pó ou cápsula, que podem ser aplicados diretamente nas super­fícies ou vaso sanitário. “E o pro­duto faz todo o trabalho sozinho, sem precisar de interferência.”

Entretanto, segundo Cintia, para esses formatos funcionarem local­mente, “é preciso garantir um ba­lanço correto de custo-benefício, uma vez que nem sempre é possível atender às expectativas do preço na gôndola que justifiquem os investi­mentos em linha para ter esses for­matos inovadores em produção”.

Portfólio deve crescer – A Bom­bril também tem bons olhos para o mercado de limpadores, no qual atua com grande destaque e deve ampliar o seu portfólio. A empre­sa possui uma linha ampla nesse segmento, segundo ressalta o seu diretor de marketing, Marck Krauze. Desde multiuso para todo tipo de superfície – como linhas específicas para vidros, em ver­sões ‘3 em 1’ e ‘4 em 1’, com ál­cool, limpadores com brilho para porcelanatos, laminados e pisos frios – a itens desengordurantes, de limpeza pesada, tira limo e limpadores específicos para ele­trodomésticos e eletroeletrônicos.

“A linha Pratice tem mais de 15 anos e conta com mais de 40 itens para limpeza da casa e superfícies em geral. A Bombril estuda o lança­mento de produtos para a linha ain­da no ano de 2018”, afirma Krauze.

Pilar de crescimento – No ano passado, a linha Pratice passou por uma reformulação, ganhando novas fragrâncias, com durabilida­de do perfume por 24 horas. “O grande diferencial da linha de lim­padores Pratice é a sua capacidade de limpeza e a sua variedade e ver­satilidade, podendo ser utilizada em todos os tipos de superfícies”, afirma o executivo.

Limpadores é um mercado em que a Bombril aposta como um dos seus pilares de crescimento, não só para o ano de 2018 como para os próximos anos, revela o diretor. “Apesar da categoria ter apresen­tado queda em volume em 2017, contra 2016, segundo a Nielsen, para a Bombril essa é uma catego­ria em crescimento”, diz Krauze.

O executivo conta que, após a companhia ter revertido o seu ce­nário de resultado no último ano, a projeção para 2018 é de forte crescimento. “A linha de limpa­dores é uma das categorias em que apostamos, que entregará um resultado de até dois dígitos de crescimento”, afirma. “Para isso, faremos investimentos em comunicação no ponto de venda e em execução.”

Foco para limpar – Esse ano mar­cará também a atuação da Ypê – de forma geral em cuidados com a casa –, que já começou 2018 com grandes novidades, segundo Rafaela Oliveira Bonchristiani, ge­rente de marketing da marca. Ela conta que a empresa modernizou a sua linha de desinfetantes BAK Ypê, incluindo a versão Eucalip­to com Citronela, e lança a nova versão de limpador multiuso Ypê Secagem Rápida. “Com a garan­tia de secagem rápida, o produto, além de trazer praticidade e má­xima limpeza, oferece ainda mais perfumação, benefício desejado pelos consumidores na hora da limpeza, agora também na fra­grância lavanda”, diz.

No ano passado, a fabricante tam­bém se movimentou no segmen­to. “Lançamos o Ypê Cloro Gel, um poderoso limpador à base de cloro, que faz de uma só vez tudo para deixar toda a casa limpa e cheirosa ao mesmo tempo”, diz Rafaela. A executiva explica que o item tem múltiplo uso: desinfeta, tira o limo, elimina bactérias e dei­xa um perfume refrescante. “Tudo isso sem muito esforço, já que pos­sui poder de detergência, o que o torna ainda mais eficaz, e fórmula em gel que permite melhor manu­seio e mais economia, sem desper­dício”, completa. Em 2017, a Ypê também apresentou a sua nova linha de desinfetantes Pinho Ypê que oferece três benefícios: limpa e desinfeta, controla mau odor e perfuma de forma prolongada.

Inovações – O mercado de lim­padores promete receber mais inovações e ficar ainda mais com­petitivo. A Gtex Brasil é uma das empresas que devem intensificar a competição. “Estamos trabalhan­do com força total para trazer no­vidades ao mercado e para 2018 as teremos a partir do segundo se­mestre”, conta João Gandolfi, ge­rente de marketing da empresa. O ano passado, segundo o executivo, foi de preparação. “Corrigimos as rotas que estavam um pouco fora, fizemos uma modernização em nossos rótulos e trocamos as nos­sas fragrâncias, entregando para o consumidor algo moderno com perfumes marcantes”, diz.

Gandolfi diz que apesar da crise nacional (pela qual passou o País recentemente), a marca Urca vem crescendo em todas as categorias e em limpadores não é diferen­te. “Nossos crescimentos são na casa de dois dígitos”, revela. O executivo até dá uma dica sobre o que pode ser relevante às futu­ras apostas da empresa que vêm por aí: “Limpador é o ‘segredinho’ das consumidoras em relação a limpeza e perfumação da casa”. Segundo o gerente, a Gtex Brasil está em processo de criação de produtos diferentes e específicos para alguns tipos de superfície, com sinergia entre custo-benefício e necessidades do mercado. “Algo totalmente inovador pode apare­cer a qualquer momento com a marca Urca”, avisa.

Mais sustentáveis – Oportunida­des em limpadores também são alvos de fornecedoras de matérias­-primas. A Clariant é uma delas. A empresa lançou recentemente uma geração de surfactantes reno­váveis chamada Glucamidas, com­binando alto desempenho e sus­tentabilidade. Os itens são obtidos a partir do açúcar e óleos naturais. “Seus benefícios estão diretamen­te relacionados à sua composição graxa, e as glucamidas de cadeias mais curtas são ideais para limpa­dores, promovendo uma limpeza eficaz e suave, sem agressão à su­perfície”, diz Fabrizio Mazzeo, ge­rente técnico da empresa.

Para a limpeza pesada e alto efei­to desengraxante, a fornecedo­ra desenvolveu um produto que pode ser usado como surfactante principal ou como aditivo nos lim­padores de superfície, entregan­do boa performance mesmo em baixas concentrações. “Além do destacado desempenho na remo­ção de sujidades, ele possui exce­lentes vantagens econômicas, uma vez que possibilita a redução de complexidade das formulações, reduzindo, por exemplo, a concen­tração de solventes, sem o com­prometimento do desempenho de limpeza”, explica Mazzeo.

Solução completa – A Croda é outra empresa que está de olho neste filão do mercado e disposta a auxiliar os fabricantes de limpa­dores que desejam surpreender os seus consumidores. A empresa possui aditivos considerados refe­rência em alta performance para esse tipo de aplicação, com bene­fícios como antiestética, repelência ao calcário e a óleos e gorduras, efeito antiembaçante e solubiliza­dores de fragrância, entre outros. E agora traz mais novidades.

“Estamos lançando novas formula­ções de limpadores desenvolvidas exclusivamente para a América Latina, pois entendemos que essa região possui necessidades especí­ficas e diferentes hábitos de consu­mo, por isso nos preocupamos em criar formulações com baixa con­centração de aditivos, surfactantes biodegradáveis e uma combinação de ingredientes simples que vão oferecer uma limpeza mais fácil, rápida e duradoura com resultados perceptíveis”, diz Magda Macha­do, gerente de negócios e marke­ting da Croda. As formulações, a executiva explica, foram dividias em três pilares: multiuso, alta per­formance e limpeza profissional.

Bioetanol – A mais recente novida­de, entretanto, é que a Croda utili­zará bioetanol derivado de matérias­-primas naturais para a fabricação de seus surfactantes 100% renová­veis, na fábrica em Atlas Point, nos Estados Unidos, aumentando signi­ficativamente o conteúdo de base biológica de seus produtos etoxila­dos, reduzindo a dependência de derivados de petróleo.

“Isso marca um ponto de virada na indústria, já que o mercado usa tradicionalmente ingredien­tes petroquímicos quando busca surfactantes não iônicos de alto desempenho para a formulação de produtos de limpeza”, afirma Magda. “Além disso, os ingredien­tes serão fabricados com energia renovável, esses surfactantes são tanto para aplicação em limpa­dores de superfície quanto para outras aplicações do mercado de limpeza doméstica, industrial e ins­titucional”, completa.

Tanto o executivo da Clariant como a executiva da Croda acre­ditam em inovações, sendo uma delas a tendência de produtos concentrados ou ainda completa­mente sem água – que poderiam trazer ganhos de limpadores.sustentabilidade no segmento de limpadores.

 

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