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Revista H&C - Edição 100

Específicos e relevantes, eles chamam a atenção

SÁBADO, 4 DE FEVEREIRO DE 2017

Específicos e relevantes, eles chamam a atenção

Produtos de nicho podem evitar ‘guerra’ com os grandes e, também, inspirá-los

Item de limpeza específico traz formulação adequada para o tipo de superfície ou objeto onde será aplicado, com capacidade de agir sem danificá-los. Outro benefício geralmente oferecido é a eficácia contra determinado tipo de sujeira ou problema, como limpeza de grelha de churrasco ou retirada de goma de mascar da sola do sapato.
Uma das fabricantes que atuam nesse sentido é a Implastec, de Votorantim, em São Paulo. Seu portfólio conta com pelo menos quatro produtos desenvolvidos para limpeza e cuidado com equipamentos de informática e móveis de escritório ou mesmo residência.

Segundo Gide Fernandes, diretor comercial da empresa, a ideia de ter itens nesse sentido brotou há mais de 10 anos. O estímulo veio de uma matéria, publicada em um site, que ensinava um passo a passo de como limpar computadores com mais cuidados. Fernandes disse que, desde então, após esse insight, o projeto ganhou corpo e se desenvolveu.

Durante esses anos, para um lançamento, o executivo conta que se “internou” em uma grande fabricante de produtos eletrônicos, como TVs, tablets, notebooks e computadores para testar diversas fórmulas de limpeza em itens similares a esses. Dali também nasceria mais um integrante do seu mix de soluções específicas.

Um deles é o Clean Limpa Telas Implastec. O produto vem em embalagem de 60 ml e também com uma flanela ‘anti risco’. Além de entregar ao mercado o item da sua própria marca, a fabricante paulista também terceiriza produtos parecidos para outras marcas, como Brasforma e Radex.

Fernandes explica que para limpar a tela de notebooks e computadores sem ressecá-las, a fórmula do produto a ser usado não pode ser muito alcalina. Além disso, o item de limpeza pode incrementar a prevenção. “A nossa formulação contém um aditivo para remover a eletricidade estática”, diz. O benefício que isso proporciona é que a limpeza feita com o produto pode evitar, por mais tempo, o acúmulo de pó e partículas de sujeira na tela.

A fabricante também oferece o Clean Espuma Implastec, aerossol usado para a remoção de sujeiras impregnadas nas superfícies externas plásticas e metálicas em equipamentos de escritório em geral, como gabinetes, mesas, notebooks, monitores, teclados, mouses e impressoras, entre outros.

Outro item da vitrine da empresa é o kit PCI Clean Implastec, que foi especialmente desenvolvido para a limpeza de equipamentos de precisão, como placas de circuito impressos, impressoras e computadores, conectores e fibras óticas, fluxos de solda e pó, semicondutores, leitores óticos e CD/DVD Rom. A formulação (álcool isopropílico 99,8%), sem água, evita queimar componentes e gerar oxidação, segundo Fernandes.

A empresa possui ainda o Air Duster, um item de ar comprimido que promete remover poeira e outros resíduos sólidos em equipamentos eletrônicos e locais de difícil acesso, como interior de CPU, teclado, scanner, copiadoras, impressoras, projetores, equipamentos de laboratório e painéis.

O executivo da Implastec explica que atuar com esse tipo de produto no mercado de limpeza é algo que advém de uma estratégia de nicho e isso “se torna uma vocação”. “Dessa maneira, encontro uma forma para não digladiar com os grandes (empresas do setor de household que atuam com os ‘produtos de massa’)”, afirma o diretor.

Chama atenção – A empresa paulistana Limpeza Verde, especializada em produtos para remoção de manchas e limpeza eficazes na pré-lavagem de roupas, também oferece um limpa-telas, indicado para telas de LCD e LED, notebooks, tablets, telefones, games portáteis, GPS, filmadoras e até óculos. Um item que chama a atenção na sua vitrine é o Limpa Grude.

Esse produto possui tensoativo biodegradável eficiente na limpeza de situações específicas. A fórmula promete remover e dissolver adesivos e colas, ‘chicletes’, etiquetas, graxa de sapato, piche, riscos de caneta, cera de vela e manchas de óleo e gorduras em geral.

A empresa também inclui em seu menu o Bastão Limpa Tênis, que pode ser aplicado em qualquer tipo de tecido – couro, veludo, camurça, tela de poliéster ou borracha –, além dos bastões multiuso e tira manchas. Todos os itens da linha, de acordo com a marca, são formulados com ingredientes mais ecológicos, extraídos de partículas orgânicas de plantas e frutas.

Inspiradores – Outra fabricante que apresenta novidades de nicho, para uma limpeza periférica, é a Duratto, da cidade de Americana, no interior paulista. Seu portfólio conta com especialidades, da limpeza de um rejunte à borda da piscina, passando por itens que limpam grelhas, churrasqueiras, bolor, objetos de plásticos, inox e couro, até cuidados com o ambiente onde ficam animais.

“O interessante com esse posicionamento, é que a Duratto inspira as grandes empresas do setor a lançarem seus próprios produtos, como ocorreu com o limpador para porcelanato e o limpador para pisos laminados, primeiramente oferecidos pela Duratto e que hoje são replicados pelas grandes do setor”, afirma Rodolfo Capelato, da área de marketing da empresa.
Um dos produtos específicos oferecidos pela marca é o limpador de grelhas e churrasqueiras. Segundo a fabricante, esse item promete ser um poderoso desengordurante, que também pode ser usado em chapas, espetos e formas, entre outros objetos da cozinha.

O executivo diz que mesmo em apartamentos, o produto ganha relevância, pois pode ser usado para limpar o grill elétrico. “Torna a limpeza muito fácil, afinal é um produto gel, não escorre, o que aumenta sua eficiência para remoção da sujeira em questão e evita desperdício”, diz. O item, como destaca Capelato, também pode ser útil em estabelecimentos comerciais, como restaurantes, bares e padarias.

Outra característica é que, apesar de ser um produto ‘pronto uso’, esse item também pode ser usado para limpeza por imersão, diluindo-o em água e deixando a peça a ser limpa imersa na solução por algum tempo. O famoso ‘deixar de molho’.

A empresa ainda destaca o seu Limpa Borda de Piscina, um limpador ‘pronto uso’ e neutro, “extremamente prático”. Esse item pode ser usado com a piscina cheia, pois não gera problema em ter contato com a água. Sua fórmula é de baixa espuma e não agride nenhum tipo de metal que possa estar na proximidade, como as escadas. “Além de remover as manchas causadas por óleos e gorduras, provenientes de protetores solares, o uso continuo do produto previne contra novos encardimentos”, diz Capelato. O item pode ser aplicado em bordas de ladrilhos, PVC e fibra, em piscinas e também em banheiros.

Já o Limpa Rejuntes Encardidos é uma solução para completar a limpeza da casa. O executivo da Duratto lembra que o piso limpo diariamente reluz um brilho resplandecente, mas o rejunte não é nem de longe aquele rejunte original. “Nota-se, em muitos casos, o rejunte encardido de sujeira acumulada que a limpeza do dia a dia não consegue remover. Soluções caseiras do tipo vinagre, limão e água são coisas do passado. A Duratto, atendendo às solicitações dos consumidores, é a primeira a desenvolver um produto específico para esta aplicação.”

Boa causa – No período de falta de água, a Duratto desenvolveu uma solução que não era exatamente voltada à limpeza de um local ou objeto específico, mas de uma aplicação específica, o que também pode ser considerado nicho. O Limpador a Seco é um sistema que estimula poupar água pode ser usado em pisos frios e pisos laminados.

“Se estamos falando de especialidades, não há nada mais específico do que aliar economia, praticidade e ainda poupar água. A Duratto mais uma vez sai na frente apresentando seu sistema de limpeza a seco para pisos, que compreende um frasco borrifador e um refil concentrado. O produto foi especialmente desenvolvido para substituir o balde e a água na limpeza diária”, diz Capelato.

O sistema é muito simples, segundo o executivo. Basta borrifar a solução diluída diretamente no piso e passar um pano sem a necessidade de emergi-lo em um balde. “Cada refil concentrado rende o equivalente a 20 baldes de limpeza com produtos comuns.”

Produtos da Duratto, assim como os de outras marcas, são encontrados em home centers, lojas de variedades e estabelecimentos ‘multi coisas’, lojas de limpeza e também em supermercado. Além disso, muitos itens estão disponíveis em e-commerce.

A amostra ganha vida em outros ambientes, proporcionando novas experiências ao consumidor

A matéria de capa do jornal Meio & Mensagem de dezembro/2016 trouxe o seguinte título: ‘Varejo de moda investe na integração com o digital’. A publicação mostra que a indústria da moda sempre apresentou as suas coleções nos pontos de venda, mas agora “os varejistas estão aproximando as operações físicas e online para ampliar a oferta de serviços e atender os novos hábitos dos consumidores”.

“Nossa vida não é só on-line ou off-line mais. É tudo junto. Você está no meio físico, na loja, e também online, com o celular. Querer rotular um canal ou outro como dominante não me parece ser a solução, a realidade da sociedade está nos empurrando para algo mais multi”, disse ao jornal Paulo Correa, CEO da C&A.

Essa tendência também é relevante a outros setores, incluindo o de cosméticos. Durante o evento MakeUp in SaoPaulo, realizado em dezembro na capital paulista, o tema omnichannel foi destaque. O termo aponta a atual relevância da ‘unificação’ de canais ou da simultaneidade entre os diversos disponíveis e engloba ações que definem novas estratégias nas companhias.

Com a presença do omnichannel – que ressalta os canais em sinergia, buscando ofertar uma nova experiência aos consumidores – surge o digital sampling, uma ferramenta de marketing cujo objetivo, de forma geral, é gerar experimentação de produtos ou serviços, com fins de conversão em vendas. Além disso, essa novidade facilita as empresas a obterem dados do consumidor, que serão fundamentais para direcionar seus esforços com mais assertividade.

Lançamento – A Adhespack aproveitou a oportunidade desse cenário para lançar oficialmente, no MakeUP in, o seu Digital Sampling, um produto desenvolvido em parceria com a empresa britânica Blippar.

O aplicativo oferece diversas ferramentas que proporcionam interatividade digital a partir da amostra de produto. Bom para o consumidor, que recebe informações mais completas referentes aos itens, bom para a fabricante/marca, que pode conhecer mais o seu público e obter dados a serem trabalhados de forma mais produtiva em prol da geração de vendas.

Daniel Almeida, diretor da Adhespack, explica que o app estimula interatividade digital e experimentação do produto, entregando ao consumidor diversas opções, como vídeos, efeitos 3D, ofertas, promoções, games, selfies interativas e compartilhamento em redes sociais.

O executivo ressalta que toda a linha de produtos da empresa foi desenvolvida pensando em omnichannel e que pode ser aplicada no Digital Sampling. “A tecnologia vai auxiliar na uniformidade do conteúdo (que é passado ao consumidor) e fazer com que o consumidor, pela sua própria curiosidade, queira receber informações”, acrescenta Almeida. O diretor ainda ressaltou a importância que o autoatendimento pode ter na loja física, para que o sampling esteja sempre disponível e mais facilmente acessível ao comprador.

Na Luxe Pack Mônaco, realizada em setembro passado, a Adhespack apresentou uma a versão atualizada do seu Self Sampling, uma ferramenta que, de acordo com a empresa, une eficiência, elegância e economia para a amostragem de perfumes e cosméticos. A tecnologia, patenteada, proporciona ‘liberdade’ tanto a quem expõe o produto quanto ao consumidor. O equipamento de autoatendimento, menor do que uma caixa de sapato, libera automaticamente até mil samplings, montados na forma de bobinas. Ou basta um simples toque (em um dos modelos) para o consumidor receber a amostra.

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