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Revista H&C - Edição 100

Tendências globais em maquiagem e as consumidoras brasileiras

TERÇA-FEIRA, 7 DE FEVEREIRO DE 2017

Tendências globais em maquiagem e as consumidoras brasileiras

As brasileiras estão atentas às novidades da categoria de maquiagem e têm interesse nas inovações lançadas no exterior. Por exemplo, o Relatório Mintel Maquiagem e Esmalte para Unhas, de maio de 2016, revelou que 53% das brasileiras disseram estar interessadas em maquiagens resistentes ao suor. Óleos removedores de maquiagem, maquiagens para o corpo e maquiagens em formato spray são outros produtos que as consumidoras disseram ter interesse em pagar mais para ter.

Em relação às ocasiões de uso de maquiagens, as mulheres brasileiras parecem ser mais propensas a usar diariamente produtos com preços mais acessíveis. É o caso de batons/gloss (63% delas afirmaram usá-los todos os dias). Porém, a pesquisa mostrou que há outros produtos de uso diário e que geralmente custam mais caro: 31% das brasileiras disseram usar BB/CC creams todos os dias, em comparação com 20% das que afirmaram usá-los somente em ocasiões especiais. Esse fato revela que os produtos multifuncionais chegaram ao Brasil para ficar.

Além disso, 37% declararam usar base em um dia normal e 29% em ocasiões especiais. E é possível aumentar a frequência de uso de bases por meio de inovações e novas tecnologias, inserindo esses produtos cada vez mais na categoria premium, já que 20% das mulheres pagariam entre R$40 e R$ 69,99 por uma base. As bases cushions são um exemplo de inovação que tem tudo para dar certo no Brasil. Lançadas na Coreia do Sul, elas são bases líquidas encapsuladas em uma esponja que, quando pressionada, deixa sair somente a quantidade de produto necessária para ser aplicada na pele. Os cushions possuem geralmente proteção UV, funcionando também como iluminador e hidratante. O seu acondicionamento inovador é recarregável, sendo ideal para levar na bolsa e em viagens. No Brasil, a primeira base cushion a chegar foi o Cushion Miracle, da Lancôme. No começo de 2016, O Boticário lançou sua primeira base cushion Make B.

No exterior, marcas premium como Yves Saint Laurent, Lancôme, Dior, Givenchy e Shu Uemura lançaram seus cushions, e marcas de massa já acompanharam a inovação. Hoje, Kiko, Sephora, L’Oréal e Marks & Spencer também contam com esse produto em suas linhas. E o mercado não para de inovar. Pode-se encontrar, no exterior, cushions que funcionam como protetor solar para crianças e bebês (como o Belif Baby Sun Metal Cushion), cushions em edições limitadas sazonais (como o Innisfree Ampoule Intense Cushion SPF 34 PA++ para o inverno e o Skin Food Vita Water Fit Cushion Bottle SPF 50+ PA+++ para o verão) e cushions com ingredientes originários de cosméticos faciais, como cushions com própolis, ácido hialurônico e ceramidas.

Além disso, as marcas estão criando cushions para a boca. A tecnologia é a mesma, e a esponja deixa sair somente a quantidade necessária a ser aplicada nos lábios. É o caso do Cushion Kiss Soft Balm Gloss, da Givenchy, do Juicy Shaker Pigment Infused Bi-Phase Lip Oil, da Lancôme, e do Infaillible Matte Max Lipstick, da L’Oréal Paris. Para a boca, há ainda produtos sendo desenvolvidos para adicionar etapas ao ritual de cuidado com os lábios, como pré-batons de tratamento (o PoutMud Fizzy Lip Exfoliating Treatment, da Glam-Glow, suaviza e renova os lábios), máscaras para os lábios (como o Bingjuwuyu Raspberry Lip Mask, da chinesa Ke Ying Cosmetics) e kits para os lábios, como o Bite Beauty Five Night Fix for Lips, que vem com um exfoliante e uma máscara com ingredientes orgânicos para os lábios.

Outro produto usado mais diariamente do que ocasionalmente pelas mulheres brasileiras são os rímeis: 43% das consumidoras afirmaram que usam esse produto em um dia normal, em comparação com 29% daquelas que disseram usar rímel em ocasiões especiais. As inovações nesse mercado também não param. A Too Cool for School Dinoplatz Twisty Tail Mascara é um rímel ergonômico, cujo aplicador muda de posição (fica reto ou com diferentes curvaturas) de acordo com o que a consumidora deseja: cílios longos, cílios curvados, cílios retos etc. Na categoria de produtos para os olhos, não podemos deixar de mencionar os diversos produtos que têm surgido para as sobrancelhas. A pesquisa Mintel mostrou que 11% das brasileiras compradoras de maquiagens estão interessadas em séruns hidratantes para cílios/sobrancelhas. Se aqui esse tipo de produto ainda é nicho, no exterior já virou uma verdadeira febre. A Benefit lançou uma linha completa de produtos para sobrancelhas, e no site da empresa a cliente ainda pode compor o seu próprio kit de produtos. E não somente as mulheres têm se interessado em embelezar as sobrancelhas. O Tom Ford for Men Brow Gelcomb é um gel que ajuda a suavizar as sobrancelhas masculinas, enquanto a escovinha deixa a sobrancelha bem penteada. Outro produto voltado para os homens é o DTRT Suit Yourself Eyebrow.

As tendências na categoria de maquiagem têm surgido aliadas a novas tecnologias, com países como Coreia do Sul e Japão trazendo as grandes inovações para o ocidente. Além disso, os produtos de maquiagem têm vindo com ingredientes e rituais de cuidado de outras categorias, como a de produtos faciais, fazendo com que as maquiagens sejam não somente produtos que camuflem imperfeições ou embelezem um rosto, mas que também entreguem um cuidado à pele, aos olhos, aos lábios e aos pelos do rosto, se posicionando como produtos que proporcionam saúde e bem-estar às consumidoras.

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