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Inteligência Mintel
SEGUNDA-FEIRA, 25 DE SETEMBRO DE 2017

O futuro dos produtos de limpeza domésticos: o perfume como valor determinante

As vendas globais no varejo de produtos de limpeza domésti­cos em valores atuais caíram 1% em 2016 para 20,1 bilhões de dó­lares, principalmente devido à for­ça do dólar. Em termos reais, ano após ano o crescimento foi de 3,8%. Regionalmente, as vendas no varejo de produtos de limpeza domésticos contraíram levemente na América do Norte (-0,6%), en­quanto aumentaram substancial­mente na América Latina (8,2%) e na Ásia-Pacífico (5%) e aumen­taram moderadamente na Europa (2%). A pesquisa da Mintel indica que os maiores mercados de pro­dutos de limpeza domésticos es­tão nos EUA (US$ 5,5bn), China (US$ 1,8 bn), Brasil (US$ 1,7 bn), França (US$ 1,3 bn) e o Reino Uni­do (US$ 1,1 bn), responsáveis por 55% das vendas globais.

Pesquisas mostram que as vendas globais de produtos de lim­peza pesada e de água sanitária/ desinfetante caíram levemente, especialmente na América Latina, devido a condições econômicas adversas, enquanto os produtos de limpeza de banheiro e cozinha estão crescendo em popularidade, especialmente na Ásia-Pacífico. Olhando para os próximos dois anos, a Mintel prevê que o aperfei­çoamento das fragrâncias irá au­mentar a experiência de limpeza, atrair novos compradores e criar fidelidade às marcas.

 

O perfume é extremamente importante na limpeza das superfícies

Os aromas são adicionados a muitos produtos já que perfumes agradáveis fazem as pessoas se sentirem bem. Na verdade, o aro­ma é mais importante do que se pode imaginar. A fragrância correta tem o potencial de fazer os consu­midores acreditarem que um pro­duto tem eficácia excepcional ou de criar uma experiência intensa de luxo ou bem-estar. As fragrâncias estão se tornando cada vez mais importantes e a indústria dos pro­dutos de limpeza domésticos está desenvolvendo fragrâncias cada vez mais sofisticadas e fazendo do perfume um fator crucial ao pro­moverem os produtos para limpe­za de superfícies. De acordo com a pesquisa da Mintel, três em cada 10 americanos que compram pro­dutos de limpeza para superfície, avaliam a fragrância como o fator número um na hora de escolhê-los.

 

Focar na experiência de limpeza irá garantir a atenção do consumidor

Produtos de limpeza para su­perfície com cápsulas que liberam aromas através do toque ou fric­ção podem despertar o interesse do consumidor em mercados onde é importante disfarçar o mau chei­ro ou dar uma boa impressão aos convidados. Liberar uma descarga de aroma ao andar por um assoa­lho ou ao tocar certas superfícies irá impulsionar a venda de produtos de limpeza e particularmente de pro­dutos para a limpeza de pisos.

Os produtos de limpeza pesa­da que alegam oferecer fragrâncias de longa duração estão assistindo a um aumento de lançamentos ao redor do mundo. Em 2016, cerca de um terço dos lançamentos glo­bais foram realizados na Europa e na América Latina (respectivamen­te), representando um aumento de oito pontos percentuais nessa atividade desde 2013 na América Latina. Empresas como Colgate­-Palmolive, RB, SC Johnson e Clo­rox tiveram importantes lançamen­tos em 2016.

 

Envolvendo o consumidor na loja através de testes e demonstrações

Incluir elementos divertidos ao apresentar uma experiência sensorial pode aumentar o interes­se do consumidor pelos produtos de limpeza. Os consumidores po­dem comprar a mesma marca ou produto repetidamente porque eles sabem exatamente o que es­perar ao chegar em casa. A troca de marcas ou o teste de um pro­duto pode ser encorajado ao dar ao consumidor a possibilidade de cheirar o produto, ex.: aumentan­do a experiência sensorial através da embalagem ou usando novas tecnologias e provadores nas lojas. Oferecer amostras para o teste de produtos tem maior probabilidade de persuadir os consumidores a comprarem um novo produto de limpeza e os pré-Millenials são particularmente sensíveis a essas táticas. Nos EUA, 59% de todos os consumidores demonstraram interesse em experimentar novas amostras de produtos e de acordo com a pesquisa da Mintel, esse nú­mero aumenta para 63% entre os pré-Millennials.

Tecnologias modernas estão permitindo o desenvolvimento de embalagens imbuídas de aroma e que oferecem ao consumidor uma experiência sensorial inovadora. A liberação de fragrâncias encapsula­das da ScentSational technologies permite que os aromas sejam incor­porados às embalagens plásticas ou aplicados como uma camada nas embalagens atuais. A fragrância não é liberada até que o consumi­dor interaja com o produto.

 

A Mintel recomenda

A fragrância é a característi­ca mais importante no desenvol­vimento de produtos de limpeza já que ela determina a percepção que os consumidores têm de uma limpeza poderosa enquanto cria experiências de luxo e bem­-estar. É um fator de compra determinante num produto de limpeza. As fragrâncias de longa duração em particular irão inte­ressar ao consumidor que quer disfarçar odores ou causar boa impressão aos seus convidados. Portanto, focar na experiência de limpeza em detrimento da efici­ência e funcionalidade irá garan­tir a atenção do consumidor.

 

Em se tratando da compra do produto, os consumidores geral­mente compram a mesma marca ou mesmo produto repetidamente porque eles sabem exatamente o que esperar. A troca de marca ou produto pode ser encorajada ao oferecer ao consumidor a possi­bilidade de tocar, cheirar e usar o produto antecipadamente.

 

Por Henrik Moller Jorgensen

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Mintel

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