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TERÇA-FEIRA, 18 DE ABRIL DE 2017

Hábitos das consumidoras de produtos capilares

Hábitos das consumidoras de produtos capilares

A categoria de produtos de cuidados com o cabelo se renova e inova constantemente no Brasil. Com consumidores ávidos por novos produtos e preocupados em cuidar dos fios, o mercado faz de tudo para acompanhar esse ritmo. 

Porém, a crise econômica que afetou o país nos últimos dois anos e que ainda é ressentida pela população impactou os hábitos e comportamentos dos brasileiros, principalmente das mulheres, que são ainda as maiores consumidoras de produtos capilares. Uma pesquisa recente da Mintel feita com 1.500 brasileiros usuários da internet, presente no Relatório Mintel Hábitos de Beleza de Março de 2017, revelou que as consumidoras têm buscado fazer mais tratamentos de beleza em casa: 35% delas afirmaram que têm feito seus próprios tratamentos de beleza em casa (como, por exemplo, misturas de óleos para o cabelo) mais hoje do que há 12 meses anteriores à data da pesquisa (janeiro de 2017). Além disso, apenas 14% dessas mulheres disseram que têm feito mais tratamentos para os cabelos em salões de beleza hoje do que há um ano. Esses dados revelam que as brasileiras estão se preocupando com seus gastos e mudando alguns hábitos de beleza.

O Relatório Mintel Cuidados com o Cabelo, de Abril de 2017, mostrou também quais tratamentos as consumidoras têm feito em casa e quais fazem no salão de beleza. Por exemplo, 50% delas disseram que cortam os fios em casa, em comparação com 57% que ainda cortam em salões de beleza. Porém, tratamentos antes inimagináveis de serem feitos em casa, já estão hoje fazendo parte da rotina de tratamentos capilares dessas brasileiras. A pesquisa da Mintel revelou que 23% das mulheres fizeram coloração de longa duração (como, por exemplo, tintura permanente) em casa nos últimos 12 meses anteriores ao

 mês da pesquisa (janeiro de 2017), em comparação com 13% que afirmaram terem feito esse tipo de coloração no salão de beleza. Além disso, 22% disseram ter feito alisamento com ou sem formol no cabelo em casa no mesmo período, em comparação com 25% das que disseram ter feito no salão de beleza, o que não é uma diferença significativa. Ou seja, as marcas têm chances de atrair essas consumidoras que passaram a fazer tratamentos capilares em casa com produtos que sejam posicionados como sendo de fácil e rápida utilização, mostrando claramente na embalagem como realizar o passo a passo e os benefícios reais que eles trazem aos fios.

A pesquisa do Relatório Mintel Cuidados com o Cabelo também revelou que a tendência da naturalidade ainda não é tão significativa da população brasileira. Algumas mulheres demonstraram não ser muito adeptas a mudanças. Apesar de 40% delas considerarem ter o cabelo ondulado, 48% dessas mulheres de cabelo ondulado dizem que o estilo mais usado na maioria das vezes é o cabelo liso. Poucas usam cabelo ondulado (29%) ou cacheado (19%) na maioria das vezes. Talvez essas consumidoras que ainda optem por usar o cabelo liso não saibam como usar seu tipo de cabelo original, quais produtos usar, ou achem complicado cuidar deles. As marcas têm lançado vários produtos para cabelos cacheados e crespos, porém talvez o que as mulheres que têm esse tipo de cabelo precisem são dicas de como usá-los. Outra ideia é aproveitar a tendência da personalização, ajudando assim as consumidoras a terem o produto ideal para elas. É o que fazem as marcas Function of Beauty e Cloud 10 Hair Care. Pelo site da Cloud 10 Hair Care, por exemplo, o consumidor responde a um questionário sobre o que busca com o produto (mais brilho, mais volume etc.), a fragrância que deseja (coco, jasmin, lavanda etc.), a condição do couro cabeludo (seco, oleoso etc), se o cabelo tem química, qual o tipo do fio e a cor. O produto customizado fica pronto, e o consumidor ainda pode escolher o nome que virá na embalagem (por exemplo, pode ser o nome, ou apelido do consumidor) além do design da embalagem.

A pesquisa revelou ainda que cabelos que caem muito, que não têm brilho ou que têm muito volume são alguns problemas citados pelas brasileiras em relação aos fios. O mercado está evoluindo e novos produtos surgindo, porém as marcas devem estar atentas entre o interesse das consumidoras e o uso real dos produtos. Por exemplo, apesar das pesquisas da Mintel mostrarem o interesse delas por condicionadores de limpeza, apenas 9% afirmaram estar usando esses produtos no lugar do xampu tradicional.

Fonte: Mintel

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